Anúncio após o III Congresso do Socialismo Revolucionário

ER_logo


 

No passado fim de semana, dias 15 e 16 de Junho, celebrou-se em Lisboa o III Congresso do Socialismo Revolucionário. Este congresso, além de eleger uma nova direcção e aprovar documentos de orientação política, teve de decidir sobre a filiação internacional do SR após a eclosão de uma profunda crise no Comité por uma Internacional dos Trabalhadores, no final do ano 2018, que dividiu o organismo internacional em duas facções.

Após um período de seis meses de discussões à escala internacional, o Socialismo Revolucionário aprovou neste congresso a sua desfiliação do CIT, rejeitando absolutamente a política de ambas as facções. Na base desta cisão estão divergências em questões tão fundamentais do marxismo como o regime interno da organização, a unidade internacional do programa político, a leitura da época histórica actual e a leitura de um grande número de processos revolucionários, entre os quais devemos destacar a Revolução Venezuelana iniciada com o nosso século. Estão ainda políticas em relação a uma série de questões particulares tais como a imigração, a prostituição, as drogas ou a autodeterminação nacional.

Este momento marca um ponto de inflexão na história da nossa organização, e o balanço crítico de todo o nosso trabalho até ao momento actual não está de forma alguma terminado. Não é, no entanto, com um único breve anúncio que tencionamos expor em detalhe as posições da nossa organização sobre todas as questões que nos levaram a decidir por esta cisão. Os materiais políticos que continuamente produzimos tornarão crescentemente claras as diferenças entre as nossas posições e as posições do CIT.

Assinalando esta transformação e a articulação, ao nível internacional, com a Izquierda Revolucionaria no Estado espanhol, com a Izquierda Revolucionaria no México e com a Izquierda Revolucionaria na Venezuela, a nossa organização decidiu igualmente a mudança de nome para Esquerda Revolucionária.

De agora em diante, este blog ficará inactivo e todos os nossos materiais serão publicados no website www.esquerdarevolucionaria.net.

Terminamos este breve anúncio reafirmando o nosso inquebrável compromisso com o marxismo e com o internacionalismo proletário, com as lições da Comuna de Paris de 1871, da Revolução Russa de 1917 e de todos os processos revolucionários até aos nossos dias. Permanecemos firmes na luta pelo socialismo, lado-a-lado com todos os revolucionários, com a classe trabalhadora e a juventude.

O futuro é nosso, camaradas!

ER_logo2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s