Pelo fim da brutalidade policial racista!

Comunicado do Socialismo Revolucionário

SAM_1155

Foto do Colectivo Mumia Abu-Jamal

O vídeo dos acontecimentos de Janeiro no Bairro da Jamaica mostrou só quatro minutos de uma violência que dura há décadas. Nos bairros pobres da periferia a polícia não passa de um gangue de racistas e colonialistas.

A polícia é uma ferramenta para reprimir os trabalhadores, os pobres, os negros e todos os explorados e oprimidos, é uma ferramenta para manter-nos sob controlo. E é uma ferramenta nas mãos dos nossos exploradores — dos patrões, dos senhorios, dos banqueiros e de todos os parasitas que acumulam capital à custa do nosso trabalho e da nossa miséria. Para conseguirmos acabar com a brutalidade policial precisamos, em primeiro lugar, de tirar a polícia das mãos dos capitalistas! Exigimos o controlo democrático da polícia por organizações de moradores e de trabalhadores!

Confiar no Ministério Público ou em qualquer órgão do Estado burguês e racista para que investigue casos como a violência no Bairro da Jamaica ou na Cova da Moura é absurdo. O nosso controlo democrático sobre a polícia deve começar desde já com a participação de organizações de moradores e de trabalhadores na investigação aos actos de violência que foram filmados em Janeiro.

Não se trata de casos isolados. Sabemos que a PSP está cheia de elementos fascistas. Estes fascistas chegam a declarar-se publicamente sem sofrer qualquer consequência! Exigimos que todos os elementos fascistas e racistas sejam identificados e saneados da polícia imediatamente!

Em segundo lugar, é preciso o fim dos bairros pobres e dos guetos. O isolamento, a pobreza e as condições miseráveis de habitação de vários bairros são, em si mesmas, uma violência. E são também violência racista, que condena geração após geração de trabalhadores negros a viver no desemprego ou na precariedade com salários miseráveis, sem acesso à habitação digna, a saúde, a educação, a transportes e a cultura. Exigimos trabalho com salário decente e habitação social acessível e de qualidade para todos!

A luta está só a começar! Os jovens que se manifestaram no dia 21 de Janeiro em Lisboa viram muito bem o que o capitalismo tem para todos nós. Assim que entraram na luta pelos seus direitos mais básicos, foram recebidos com balas de borracha e bastonadas da polícia, e com insultos e mentiras dos jornais e da televisão. Foi toda a gigantesca máquina capitalista a funcionar para esmagar a luta dos jovens negros de classe trabalhadora! A mesma máquina que nunca funciona para garantir que somos tratados como seres humanos!

FIM DA BRUTALIDADE POLICIAL! SANEAMENTO DE TODOS OS POLÍCIAS FASCISTAS E RACISTAS!

CONTROLO DEMOCRÁTICO DA POLÍCIA POR ORGANIZAÇÕES DE MORADORES E TRABALHADORES!

TRABALHO COM SALÁRIOS DECENTES! EDUCAÇÃO, SAÚDE E HABITAÇÃO PÚBLICAS E DE QUALIDADE PARA TODOS!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s