Um por todos e todos por um!

Texto do panfleto do Socialismo Revolucionário a ser distribuído na Manifestação Nacional dos Estivadores

40808583_1111982318954498_8946495071742590976_o


O Socialismo Revolucionário – Comité por uma Internacional dos Trabalhadores em Portugal saúda os trabalhadores do Sindicato de Estivadores e da Actividade Logística (SEAL), assim como o International Dockworkers’ Council e manifesta a sua total solidariedade com a manifestação nacional de estivadores.

Organizar a luta

No último ano, o número de greves tem vindo a aumentar, o que mostra uma vontade da classe trabalhadora de reivindicar a sua parte da tão badalada recuperação económica que se ouve nos media. No entanto, as vitórias têm sido poucas e alcançadas quase sempre contra uma burocracia sindical desligada das vidas e aspirações dos trabalhadores, que prefere negociar com o patrão em vez de se apoiar na mobilização dos seus sindicalizados. Além disso, as  greves desenvolvem-se de forma fragmentada, episódica e sem causar impacto.

Consideramos o SEAL um exemplo brilhante daquilo a que chamamos sindicalismo de base e defendemos que esse é um modelo a seguir pelos restantes sindicatos do país. Precisamos de replicar esta forma de organização democrática para construirmos sindicatos mais combativos e que se apoiem nos métodos de luta da classe trabalhadora — o protesto, o boicote e a greve —, os únicos que permitem vitórias significativas.

União da classe contra o patronato

Para alcançarmos vitórias maiores, os vários sectores de actividade devem unir-se dentro do local de trabalho — no porto, na universidade, no hospital — construindo greves que unam vários sectores, com assembleias abertas e um programa comum de exigências.

Trata-se de exigirmos colectivamente aquilo que já exigimos separados: contratação colectiva, fim às perseguições sindicais e assédio, aumento do salário e diminuição do horário de trabalho. É hora de passar ao ataque!

Juntos somos mais fortes!

Exigimos um salário mínimo nacional de 900€ e as 35 horas para todos!

Pela contratação colectiva e o direito a sindicalizar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s