Eleições britânicas: Tories em farrapos. Lutar por um programa socialista

1.elec

Declaração do Socialist Party, CIT em Inglaterra e Gales, sobre o resultado das eleições britânicas de dia 8 de Junho de 2017

‘Theresa Dismay’[1], ‘Gamble backfired’[2]. Estas são as manchetes de hoje nos escandalosos The Sun e The Daily Mail, pasquins de direita que passaram toda a campanha eleitoral num chorrilho de ataques brutais a Corbyn, na vã esperança de uma vitória esmagadora dos Tories.

No dia em que as eleições gerais foram convocadas o Socialist Party declarou: “Se Corbyn lutar com um programa socialista claro – por um Brexit nos interesses da classe trabalhadora e classes médias – ele poderá vencer as eleições.” Na altura uma posição recebida com escárnio por muitos, incluindo, infelizmente, pela ala direita do Labour Party que pensou que as eleições gerais lhes dariam a oportunidade de destronar Corbyn.

Em apenas cinco semanas, a campanha eleitoral de Corbyn provou-os a todos errados. Transformou a situação política na Grã-Bretanha. Face a uma esmagadora oposição da elite capitalista e dos media, infelizmente sabotado pela direita do seu próprio partido, Jeremy Corbyn apresentou o seu programa anti-austeridade ao povo britânico.

Centenas de milhares de pessoas, incluindo os membros do Socialist Party, fizeram campanha pelo seu programa nas ruas do Reino Unido. O resultado foi o maior aumento em percentagem dos votos de qualquer partido desde o tempo do Labour de Attlee em 1945. A participação da juventude aumentou de 43% em 2015 para 72% numa corrente de apoio a Corbyn.

Os Tories saem destas eleições em farrapos. Agora precisamos de um movimento que os force a abandonar o poder. O dia 8 de Junho foi um início, não um fim. Foi o início de um movimento para derrubar os Tories e para criar uma sociedade socialista que dê educação gratuita, habitação decente e trabalho digno para todos.

 

[1] Trocadilho com o nome da líder dos Tories Theresa May. Dismay significa desânimo.

[2] Significa ‘a aposta fez ricochete’, ou de forma mais popular: saiu-lhe o tiro pela culatra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s