Angola: Solidariedade com Nuno Dala em greve de fome!

Tradução e adaptação da declaração de solidariedade do Socialist Action, CIT na China/Hong Kong/Taiwan

Ativista angolano Nuno Dala está em greve de fome desde 10 de março de 2016

Nuno Dala, ativista negro de Angola, começou uma greve de fome a 10 de março de 2016. É um dos 17 presos políticos da ditadura do Presidente José Eduardo Santos, líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Tendo sido presos e acusados de “rebelião” contra o presidente.

A luta de Dala é em defesa dos seus próprios direitos negados pela ditadura angolana. A polícia angolana confiscou os seus documentos, cartões bancários, cartões de crédito, sapatos, notas, roupas e 38.000 kwanzas (240 dólares americanos), e recusou a sua devolução. Sem acesso ao seu próprio dinheiro, é incapaz de alimentar a sua família que se encontra numa conjuntura muito adversa. A sua luta é também pela defesa do direito do povo angolano a uma vida melhor numa sociedade democrática.

Solidariedade Internacional

Em Luanda, a capital, a 25, 26 e 27 de Março, realizaram-se vigílias em solidariedade com Nuno Dala e os prisioneiros políticos. Há duas semanas, em Moçambique, 30 cantores reuniram-se num evento de solidariedade. Apoiantes Portugueses realizaram um protesto em Lisboa, a 28 de Março.

Ativistas de diversos países começaram o Comité Pela Libertação do Nuno Dala, um grupo no Facebook que visa organizar a solidariedade internacional com Dala, os presos políticos e a luta do povo angolano pela democracia.

O professor brasileiro Gleice Oliveira, membro do comité, solicitou: “Chamamos todos os que lutam pela democracia no mundo a se solidarizar com o ativista negro Nuno Dala, se juntando ao comitê e também realizando em todos os locais atividades de solidariedade e protesto junto às embaixadas de Angola, em defesa de Nuno, dos 17 presos políticos”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s