Peter Hadden, presente!

Peter, um lutador pela Democracia Socialista

O movimento dos trabalhadores e a luta socialista perdem Peter Hadden, dirigente do Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores (CIT) e do Socialist Party na Irlanda do Norte.  O Socialismo Revolucionário endereçou ao SP uma mensagem de condelências. Abaixo o comunicado dos camaradas irlandeses.

É com profunda dor que anunciamos que Peter Hadden faleceu, em sua casa em Belfast, no dia de ontem (05/05/10) depois de uma corajosa batalha contra o cancro. Peter jogou um enorme papel no movimento dos trabalhadores quer na Irlanda, quer internacionalmente e sempre será lembrado com grande afecto e admiração pelos milhares de trabalhadores com quem ele lutou lado a lado.
 
Reproduzimos aqui algumas homenagens de ativistas da classe trabalhadora e da luta socialista que conheceram Peter:

 “Peter foi um gigante do socialismo revolucionário cujas brilhantes análises sobre a questão nacional se colocam à altura de um James Connolly. Ele se foi sob a companhia da resistência de massas dos trabalhadores gregos”.
 Joe Higgins, Deputado no Parlamento Europeu.
 
“Eu gostaria de expressar minha mais profunda compaixão com a família e os amigos de Peter e expressar toda gratidão e apreço em nome de todos os operários da fábrica da Visteon em Belfast. É inquestionável que durante nossa ocupação da fábrica o apoio de Peter e seus companheiros do Partido Socialista foram inestimáveis”.
John Maguirre, dirigente sindical da fábrica da Visteon em Belfast.
 
“A morte de Peter é uma enorme perda para o movimento dos trabalhadores. Sua experiência, conhecimento e firme compromisso com a luta pelos interesses dos trabalhadores foram de um valor tremendo. Durante nossa greve de 2002, Peter foi sólido como uma rocha em seu apoio e sem sombra de dúvida nos deu toda a força necessária para continuarmos lutando”.
Jim Barbour, falando em nome do Sindicato dos Bombeiros (FBU).

Peter fará muita falta para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e colaborar com ele por todos esses anos. Mas, a contribuição de Peter para o movimento socialista ainda está viva, através de seus escritos que são hoje indispensáveis na luta contra a política de cortes nos gastos que todos os partidos em Westminster (Parlamento do Reino Unido) e Stormont (Assembléia legislativa da Irlanda do Norte) estão determinados a promover contra os trabalhadores.

O grande tributo que pode ser conferido a Peter é a construção de um movimento socialista de massas para erradicar a desigualdade e a pobreza na Irlanda e internacionalmente.
 
Peter jogou um papel determinante por muitas vezes na construção da solidariedade com os trabalhadores envolvidos em lutas com as da Visteon (indústria de autopeças), Montupet (indústria de autopeças) e a greve da Chelsea Girl (uma loja de roupas que demitiu todas trabalhadoras que se sindicalizaram em 1988).
 
Ele também deu uma imensa contribuição ao desenvolvimento do pensamento socialista na Irlanda e internacionalmente escrevendo muitos livros e artigos que enriqueceram qualitativamente a visão dos socialistas, em particular no tema da questão nacional. A sua ênfase consistente na necessidade da unidade dos trabalhadores contra todas as formas de sectarismo na Irlanda do Norte inspirou trabalhadores em muitos países afetados pelos conflitos nacionais, como no Sri Lanka, Paquistão, Israel e Palestina.
 
Peter deixará muitas saudades em sua companheira Susan, seus filhos Owen e Stephen e seu irmão David. Seu funeral será em 10 de maio, segunda-feira, às 14 horas no Cemitério de Roselawn, em Belfast.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s