Kazakhstan Ainur Kurmanov preso pelo o ‘crime’ de relatar movimentos sociais de oposição

Ontem, o socialistworld.net divulgou a detenção e prisão do militante do CITno Cazaquistão, Ainur Kurmanov. O regime do Cazaquistão pratica uma justiça arbitária e não lhe agrada que as suas acções sejma denunciadas.

Contudo recebemos informação mais precisa sobre a prisão de Ainur de ontem. Ele não foi julgado pela mesma acusação que o levou a tribunal em Março. Ainur foi na verdade preso na sequência de uma concentração realizada há dois dias. Foi levado a tribunal ontem e acusado de “organizar uma concentração” em frente a um banco, o  Temir Bank, e foi condenado à pena máxima de 15 dias de prisão.  A concentração foi de facto organizada pelo movimento social de oposição , ‘CAzaquistão 2012’, para protestar pelos despejos de casas. Ainur não era de facto organizador da concentração mas estava lá na sua qualidade de jornalista. O factor de ele ter um gravador – uma ferramenta normal do trabalho de jornalista – foi citao como “prova” contra ele! Também lhe foi negada representação legal. O advogado que o representou anteriormente não foi autorizado a visitar Ainur na prisão.

Ainur começou uma greve de fome em protesto contra a sua detenção. Apoiantes e advogado fizeram um apelo um apelo contra sentença contra Ainur

Apelamos aos nossos leitores para enviarem imediatamente protestos para a Embaixada do Cazaquistão mais perto e também para a Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), na qual o Cazaquistão assume a Presidência neste momento.

Ainur é um jornalista mas está a ser impedido pelo regime  de fazer o seu trabalho.  O regime obviamente receia a divulgação aberta dos movimento sociais de oposição. Apelamos aos sindicatos de jornalistas e às organizações progressistas em too o lado que protestem contra a prisão de Ainur.

O CIT no Cazaquistão não tem dúvidas que a última acção do Estado contra Ainur Ainur está ligada às preocupações do regime sobre os acontecimentos na região, particularmente o recente movimento revolucionário no vizinho Quirguistão. O espectáculo de ontem no Parlamento da Ucrânia, onde deputados atiraram ovos uns aos outros e envolveram-se ao murro, é um indicador que a antiga União Soviética está a entrar numa situação altamente instável e explosiva.

Por favor, mandem protestos com urgência para:

Procurador de Almaty : http://www.prokuroralm.kz

Governo (Akimat) da cidade de Almaty:+7 (727) 271 65 79 press_center@a-a.kz ,para  Ahmatjan Esimov, Governador (Akim) de Almaty

Kairat Mami, Procurador Geral da Republica do Cazaquitão: akparat@prokuror.kz
Fax: +7 717250-25-34

Pro favor enviem também protestos para o Secretariado da  Organização de Segurança e Cooperação Europeia OSCE,

Wallnerstrasse 6, 1010 Vienna, Austria, Tel: +43 1 514 36 6000, Fax: +43 1 514 36 6996, Send E-mail

É importante que nos asseguremos que todos os protestos chegam às autoridades. Os representantes legais de Ainur podem tentar para lhes entregar as mensagens pessoalmente, om que pode ter um grande impacto  nas autoridades. Por favor enviem cópias dos vossos protestos para:

denver76-76@mail.ru, admin@socialismkz.info, info@socialismo-revolucionario.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s