Irlanda Trabalhadores ocupam fábrica Waterford Crystal

Proteger os postos de trabalho: nacionalizar Agora!

Comunicado de imprensa por Joe Higgins, Partido Socialis Party, Dublin

Ao chocante anúncio de que a Waterford Crystal ira ser fechado imediatamente os trabalhadores deram a sua resposta ocupando a fábrica. Eles têm todas as justificações para essa ocupação e deviam ter o apoio total do movimento laboral e sindical oficial.

A Waterford Glass deve ser nacionalizada e deve ser desenvolvida como uma empresa pública com os trabalhadores a gerir e administrar a empresa. Nesta base, seria perfeitamente possível conceber e produzir produtos que o cidadão comum possa comprar e necessite.

O governo deve ser lembrado que os empregos fabris são tão importantes para este país como os bancos. A ideia de que podem sobreviver ao massacre da indústria aqui em favor de algum indefinido “xico esperto” da economia cheira a imprudência insana.

Seria negligência criminosa permitir a perca da Waterford Glass na actual conjuntura de espiral económica. Para além do golpe devastador para as centenas de trabalhadores, há inúmeros outros postos de trabalho dependendo do núcleo de concepção e capacidades de produção em Waterford.

Existe um tesouro insubstituível de artesanato, competência técnica e experiência incorporada no actual grupo de trabalhadores na fábrica Waterford. Seria criminoso se esta inestimável acumulação fosse atirada fora pelo encerramento das operações em Waterford ou reduzida para uma produção insignificante simplesmente pela questão de afirmar cinicamente um “produto irlandês”na marca «Waterford».

O Congresso Irlandês dos Sindicatos já exigiu a nacionalização dos bancos e agora deve procurar que a Waterford Glass passe a propriedade pública também para salvaguardar os postos de trabalho que dependem dela.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s