Libano – Tempo para construir um novo Partido dos Trabalhadores

O seguinte texto de é de um folheto distribuído pelos membros do CIT no Líbano numa manifestação em Beirute, em oposição às políticas económicas do Governo Libanês.

pdf do folheto em (árabe)

Construir um movimento unitário dos trabalhadores para lutar por salários decentes

Militantes do CIT o Libano

Não há dúvida de que as condições de vida que os trabalhadores vêm passando no Líbano são um resultado directo de políticas de governo, que já vem de muito longe. A subida dos preços do petróleo e minérios, levaram a um aumento acentuado dos preços das matérias-primas, dos alimentos básicos, dos transportes, das telecomunicações, da energia e da água (que corre o risco de ser poluída pelo governo estadual e instituições). Também houve um aumento de taxas e custos dos cuidados de saúde e medicação. O aumento do número de mercadores ambulantes em motos ou com carrinhos, vendendo alimentos e doces, é um indicador, entre muitos outros, da pobreza e da perda de oportunidades de emprego que as pessoas sofreram. O número de mortes entre as crianças e os idosos, como resultado de envenenamento ou desnutrição nas áreas pobres e carentes indica também que as massas estão agora a pagar o preço dos fracassos de sucessivos governos.

Esta trágica situação não levou o governo a agir. Mas as acções empreendidas pelos trabalhadores e a ameaça de um movimento de trabalhadores e sindicatos, que exigem aumentos salariais e de segurança social, forçou uma decisão governamental de aumentar os salários mensais para LBP200,000 (EUA $ 133,33). Esta medida repugnante insultou uma parte dos trabalhadores e empregados e irritou outra parte, por não estar a ser implementada em todas as empresas e os sectores e para todos os trabalhadores.

Em 18 de Novembro de 2008, os professores indicaram o caminho iniciando uma acção sindical e preparando o terreno para dar início ao começo de um movimento unido dos trabalhadores que se centra na luta salarial. Os professores rejeitaram a concessão do governo, com ela vem um ataque aos salários dos professores, mediante a introdução de condições contratuais professores privados que lhes retira direitos básicos, tais como o acesso ao fundo nacional de segurança social.

A pergunta hoje é: quanto tempo mais o governo vai continuar ignorando as exigências da maioria da população, da classe operária, dos quais 60% sofrem de pobreza profunda e que tem nas suas fileiras 30% de desempregados? A resposta é que o governo, à semelhança dos seus predecessores, juntamente com os partidos da oposição, não representa os interesses dos trabalhadores e dos pobres, mas se representa a política da classe dominante, os capitalistas e os empregadores, que enriquecem e constroem a sua própria riqueza através da exploração e empobrecimento os cidadãos comuns. Enquanto eles gozam as suas vidas em luxuosos palácios, a maioria do povo do Líbano sofre de pobreza e privação. E quando for necessário para proteger os seus interesses capitalistas e feudalistas, a classe dirigente divide trabalhadores em linhas sectárias religiosas, a ponto de arrastar sociedade civil para conflitos.

É tempo de unir os trabalhadores e os pobres contra os partidos governamentais e de construir um partido alternativo dos trabalhadores que possa lutar por uma economia planificada para satisfazer as necessidades de todos e por uma verdadeira sociedade socialista onde a maioria governe para o benefício de todas as pessoas.

O Comité por uma Internacional dos Trabalhadores apela e luta para que os sindicatos e os movimentos dos trabalhadores e da esquerda tomem as medidas necessárias para a construção de um Partido dos Trabalhadores, que possa levantar-se contra os neo-liberais e o sistema capitalista, e que pode unir, através de um movimento de classe, os trabalhadores e os pobres no Líbano.

Esse partido poderá unir na solidariedade com os movimentos dos trabalhadores na região e no mundo, na luta por uma alternativa real para o mundo – a Democracia Socialista.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s