Acordo Político PS/BE para a Câmara de Lisboa

Tempo de Recomeçar de Novo

O acordo político celebrado pelo PS e o Vereador Sá Fernandes para a Câmara de Lisboa representa um golpe para todos os que sentem a necessidade de construir uma alternativa anti-capitalista e socialista às políticas neoliberais do chamado Partido “Socialista”. Entre eles, seguramente, muitos dos activistas do BE, que ainda confiam no carácter anti-capitalista e socialista da sua organização, como aliás os últimos documentos da Convenção parecem reafirmar.

A verdade é que a Comissão Política do BE pode, se quiser, invocar o carácter independente do Vereador Sá Fernandes, pare celebrar os acordos que entender. Mas não deixa de assumir a responsabilidade política de entrar num acordo com uma das figuras de topo do Partido “Socialista” o qual conduz uma feroz campanha contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores e suas famílias, dos pobres e das minorias, para beneficio reforçado dos grandes grupos económicos.

Este Acordo não foi aceite pacificamente dentro do BE. Reflexo disso, é a reacção pública de um conjunto de dirigentes do BE, que o rejeitam como oportuno ou útil. A curto prazo, os trabalhadores e moradores pobres de Lisboa ele será visto a curto prazo irão vê-lo como “muita parra e pouca uva”.

Não apenas porque é um claro retrocesso do Programa de Sá Fernandes /BE, cedendo a um caminho mais “realista”, ao ponto de vista dos grandes grupos económicos e ideológicos que estão por detrás do Partido governamental. Mas porque representa, com toda a bateria de argumentos justificativos que possam ser apresentados, uma machadada no espírito de uma oposição anti-capitalista e socialista ao sistema político e ao seu administrador de momento, o Partido dito “Socialista”.

O BE entra numa gestão que, seguramente, seguirá as linhas dominantes do P”S”, nomeadamente no que diz respeito ao desmantelamento dos serviços públicos e à sua entrega à voragem do lucro.

Nada obrigava o BE a atrelar-se ao acordo entre Sá Fernandes e o P”S”. Se, como está a circular, o acordo foi entre Sá Fernandes e P”S”, seria obrigação da Comissão Política do BE, – e é obrigação da Mesa Nacional do BE-, denunciar o acordo e retirar a confiança política ao Vereador independente eleito sob a sua sigla.

Mas, na realidade, o evoluir do BE, e das suas tendências dominantes, APSR, AUDP e Política XXI, já vinham anunciando o caminho que agora se abre: a nosso ver, este acordo é a antecâmara de uma colaboração futura entre a CP do BE e a direcção do P”S”, com o BE a funcionar como “flor de lapela” de “esquerda” à política neoliberal do capitalismo. A Comissão Política do BE terá agora de arcar com as responsabilidades dos seus actos. Quando o P”S” começar a levar a cabo a sua política de “recuperação financeira” da CML, irá fazê-lo – já o anunciou – através de despedimentos e concessões ou privatizações de serviços públicos. Nessa altura a Comissão Política do BE estará do outro lado da barricada dos trabalhadores do Município e das famílias trabalhadoras moradoras em Lisboa e, certamente, de muitos activistas dessa organização.

Os Trabalhadores e a juventude não necessitam de nenhum Zé “salvador”, que esteja no sistema para meramente atenuar os seus males. Precisam, sim, é de Zés e Marias que digam as verdades incómodas, que dinamizem a Luta contra o Capitalismo e seus agentes políticos, que construam Solidariedade activa entre os trabalhadores e os excluídos e que, sem subterfúgios ou meias palavras, reafirmem o Socialismo como a única alternativa ao caos, corrupção e miséria que o Capitalismo provoca. Perante este quadro é tempo dos activistas anti-capitalistas e socialistas darem passos para “Recomeçar de Novo”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s